topo Pré-agendamento Fale com o Dr. Avaliação pós-consulta Visão 360º Facebook Instagram

UROLOGIA

Disfunção Erétil

Disfunção Erétil ou Impotência Sexual tem como definição a impossibilidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para ter uma relação sexual de forma satisfatória.

Disfunção Erétil é dividida em:
Primária: quando o paciente nunca experimentou uma ereção.
Secundária: quando no passado as ereções eram normais e atualmente não mais pode tê-las.
Estima-se que a Disfunção Erétil acometa 52% dos homens com idade entre os 40 e 70 anos de idade. Quanto maior for a idade, maior a chance de desenvolver a Disfunção Erétil.

As causas da Disfunção Erétil são divididas em orgânicas(problemas no corpo como alterações hormonais e obstruções dos vasos sanguíneos), psicogênicas(o fator psicológico é o fator principal desencadeante) e mistas.

Tal distinção deve ser reconhecida pois um problema orgânico poderá, adversamente, afetar o estado psicológico e vice-versa.

Vários fatores de risco podem ser citados:
  • idade acima dos 40 anos;
  • diabetes;
  • hipertensão arterial;
  • doenças vasculares periféricas;
  • baixa hormonal do hormômio masculino;
  • radioterapia;

Prostatectomia radical
  • priapismo;
  • alcoolismo;
  • tabagismo;
  • consumo de maconha e/ou cocaína;
  • tranqüilizantes e psicotrópicos;
  • stress;
  • ansiedade;
  • depressão;

Os distúrbios psicogênicos são enfrentados pelo uso de medicamentos específicos e/ou psicoterapia. Em alguns casos de distúrbios psicogênicos, emprega-se uma combinação do tratamento específico da condição com outros métodos usados para os casos de Disfunção Erétil do tipo orgânica.