topo Pré-agendamento Fale com o Dr. Avaliação pós-consulta Visão 360º Facebook Instagram

UROLOGIA

Câncer de próstata

Refere-se ao acomentimento da próstata por uma neoplasia maligna, que é um câncer. Ultimamente está ocorrendo um aumento do número de casos diagnosticados pelo aumento da expectativa de vida dos brasileiros, evolução dos métodos diagnósticos além melhoria da qualidade dos sistemas de informação evitando-se assim perdas de dados estatísticos.

Normalmente acomete homens a partir dos 50 anos de idade, apresentando um crescimento lento e assim dando chances de ser descoberto antes que cause problemas por tornar-se avançado.

A idade portanto, por si só, é um fator de risco assim como  o fato de haver casos na família(de câncer de próstata), hábitos alimentares(abuso de alimentos gordurosos e carnes vermelhas de origem animal) e estresse também o são.

Chego a uma conclusão simples: O que é bom para o seu coração é bom para a sua próstata e o que é ruim para o seu coração é igualmente ruim para a sua próstata.

No início, o câncer de próstata não produz sintomas(imensa maioria dos casos- normalmente o psa inicial  “virgem de tratamento” está abaixo de 500).

Quando em uma fase mais avançada os sintomas específicos se caracterizam por:
  • Dor óssea (principalmente em região de quadril e em região lombar)
  • Dificuldade miccional (semelhante ao que se sente ao aumento prostático).
  • Insuficiência renal
  • Fraturas ósseas