(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Embolização de Hemoptise (tosse com sangue) Embolização Brônquica

Hemoptise é definida como o sangramento proveniente das vias aéreas baixas. A conduta médica diante de uma hemoptise depende da gravidade do caso. Na maioria das vezes a hemorragia é de pequena quantidade e cede com tratamento clínico conservador e medicamentos.

hemoptise 1hemoptise 2


A hemoptise maciça é uma urgência médico-cirúrgica dramática que requer diagnóstico preciso e tratamento imediato por sua alta mortalidade. É considerada maciça ou importante a hemoptise que supere os 300ml de sangue nas 24h. Os riscos da hemoptise maciça estão relacionados asfixia deste volume sanguíneo, que pode levar inclusive ao óbito.

hemoptise 3
Quando a hemoptise é considerada maciça e não cede com tratamento conservador, temos como opção a embolização, procedimento este que consiste no estudo detalhado da circulação brônquica com pequenos cateteres, localizando-se o ponto de sangramento. O principal objetivo é o controle imediato da hemorragia, o que se consegue em aproximadamente 75 a 90%. Esta técnica representa uma baixa morbidade e possibilita que um procedimento cirúrgico, quando necessário, possa ser realizado de forma eletiva.



embosphere
Este procedimento é realizado através da cateterizacão superseletiva das arterias brônquicas e embolização das mesmas com uso de micropartículas, promovendo assim a oclusão do vaso e posterior controle do sangramento.