Depressão

A depressão é caracterizada por mudanças no humor, com o paciente sentindo-se triste ou com uma sensação de vazio durante a maior parte do dia. Esta síndrome está associada com uma diminuição do interesse ou da capacidade para sentir prazer, choro frequente e fadiga e/ou perda de energia. Sono, apetite e a atividade motora são afetadas em maior ou menor grau. Pode haver a insônia ou a hipersónia (dormir demais), a perda de peso ou o ganho de peso, o aumento ou a diminuição do apetite. Podem surgir agitação psicomotora ou retardo psicomotor(lentificação). A indecisão também é observada, juntamente com uma reduzida capacidade de pensar e de se concentrar, sentimentos de inutilidade e culpa excessiva. Podem surgir idéias recorrentes de morte, ideação suicida sem plano específico ou mesmo tentativas de suicídio.

No transtorno depressivo maior, o DSM-IV estabelece a presença de um estado depressivo ou perda de interesse além de quatro ou mais dos sintomas mencionados acima por um período maior ou igual o de duas semanas. Se existem apenas dois a três destes sintomas associados, o diagnóstico é de um distúrbio depressivo menor.

Em ambos os casos, as doenças médicas e abuso de substâncias devem ser excluídos como possíveis causas da doença. É importante estabelecer se se trata de um primeiro episódio ou se houve eventos anteriores. A distinção mais importante consiste em estabelecer se se trata de uma depressão unipolar (episódios depressivos apenas) ou um episódio depressivo dentro do transtorno afetivo bipolar (presença de mania ou hipomania alternando com episódios de depressão).