(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Transtornos Fóbicos

Os Transtornos Fóbicos são os Transtornos Ansiosos mais frequentes na população. Tem como característica principal um medo exagerado a um objeto (p.e. barata, cobra, sangue etc.), ou situação específica (p.e. tomar uma injeção, fazer uma apresentação em público, conversar com estranhos, andar em transportes coletivos, voar de avião, chuva com trovoadas etc.). Podem ser divididos em dois grupos: Fobias Específicas e Fobia Social. A diferença primordial entre esses dois grupos é que nas Fobias Específicas o medo persistente, excessivo e irracional é devido a presença ou antecipação do objeto ou situação fóbica; enquanto na Fobia Social o medo é devido a situações sociais ou de desempenho, nas quais o indivíduo acredita ser avaliado.
 
Além do medo, a exposição ao estímulo fóbico ou situação social temida provoca ansiedade, e em alguns casos ataque de pânico. A pessoa reconhece que o medo é excessivo e irracional, e tende a evitar tal situação. Quando não pode evitar a situação, suporta com muito sofrimento.
 
A evitação da situação temida, ou o sofrimento desencadeado interferem de modo relevante na rotina do indivíduo.
O tratamento habitual são as psicoterapias cognitivo-comportamentais. Quando necessário se utilizam medicações de modo pontual.