Transtorno Somatoforme

Transtornos Somatoformes é um grupo heterogêneo de transtornos que apresentam em comum à presença de sintomas físicos que não são completamente explicados por doenças médicas gerais ou efeitos de substâncias. Esses sintomas causam sofrimento significativo e atrapalham o funcionamento social ou ocupacional do indivíduo.
Existem diversas hipóteses das causas dos Transtornos Somatoformes. A mais aceita é a do envolvimento de conflitos psicológicos.
Antes de receber esses diagnósticos o indivíduo deve ser avaliado clinicamente para os sintomas físicos. Não devem ser encontrados achados físicos, ou mecanismos fisiológicos que justifiquem os sintomas. Também é preciso evidências que levem a suspeita de conflitos psicológicos, e de que os sintomas físicos não estão sobre o controle voluntário do indivíduo.
O tratamento para todos os Transtornos Somatoformes envolve as psicoterapias. O uso de medicações está reservado à presença conjunta de outros transtornos psiquiátricos.

Segundo algumas classificações os principais transtornos desse grupo são: Transtorno de Somatização, Transtorno Conversivo, Transtorno Doloroso, Hipocondria, Transtorno Dismórfico Corporal.

As características principais do Transtorno de Somatização são as várias queixas físicas diferentes e recorrentes, que levam o indivíduo a buscar tratamento médico ou automedicação.
As características principais do Transtorno Conversivo são os sintomas físicos sensoriais e motores, que num primeiro momento levam a suspeita de uma alteração neurológica. É comum esses indivíduos chegarem ao Pronto Socorro com suspeita de convulsão, paralisia ou cegueira.
As características principais do Transtorno Doloroso são as dores que necessitam de atenção clinica, e levam o indivíduo a buscar atendimento médico. Muitas vezes as dores persistem mesmo com o uso de analgésicos potentes.
A característica principal da Hipocondria é o temor do indivíduo em ter, ou vir a ter, uma doença grave, baseado em interpretações errôneas de sensações corporais. O indivíduo mantém a preocupação mesmo após avaliação médica que descarta a possibilidade da doença temida.
A característica principal do Transtorno Dismórfico Corporal é a preocupação excessiva com alguma característica física na aparência. O indivíduo considera aquela característica um defeito físico inaceitável.