(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Transtorno do Estresse Pós-Traumático

Por muito tempo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) foi agrupado entre os Transtornos Ansiosos, por apresentar frequentemente sintomas ansiosos. Entretanto nem sempre os sintomas ansiosos estão presentes. Por isso novas classificações tendem a separar o TEPT em um novo grupo de transtornos, chamados de Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores. Como ainda não existe um consenso dessa mudança, mantemos o TEPT aqui no capítulo de Transtornos Ansiosos.
 
A característica fundamental do TEPT é o surgimento de sintomas após exposição a um evento traumático. Um evento traumático é uma situação de ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual; ocorrida com o indivíduo ou uma pessoa próxima (parentes, amigos), ou testemunhada pelo indivíduo. A partir desse evento traumático surge uma série de sintomas.
 
A seguir listaremos alguns dos sintomas mais frequentes: lembranças recorrentes e involuntárias da situação traumática, pesadelos ligados ao evento trumático, flashback – sensação de viver a experiência novamente (p.e. ao ouvir um som parecido com um tiro o indivíduo se joga ao chão, igual fez em uma situação de assalto), amnésia parcial da situação traumática, evitação de situações que possam de algum modo lembrar o evento traumático (p.e. evitam passar pelo local, evitam conversar sobre o evento traumático), sentimento de culpa por não ter percebido o perigo ou achar que permitiram que a situação traumática ocorresse, afastamento de atividades prazerosas, distanciamento afetivo de familiares e amigos, tristeza frequente, se manter em alerta sempre, se assustar com facilidade, apresentar reações fisiológicas de situações de perigo sem estar em situação de perigo, dificuldade de concentração, piora da qualidade do sono, irritabilidade e pavio curto.
Um evento traumático pode desencadear TEPT em um indivíduo e em outro não. O mesmo evento traumático se ocorrer em momentos diferentes em um mesmo indivíduo pode desencadear ou não TEPT (p.e. indivíduo foi assaltado várias vezes, mas só desenvolveu TEPT na última vez). O TEPT causa um sofrimento emocional muito grande, que se não tratado, pode até mesmo levar ao suicídio.
O tratamento mais adequado é o tratamento multiprofissional. Geralmente a combinação de medicações e psicoterapias. Muitas vezes é recomendável intervenções com os familiares próximos do indivíduo.