Transtorno de Ansiedade Generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada segue um padrão de ansiedade frequente e persistente desproporcional aos possíveis impactos que a situação temida possa causar.
Para ser diagnosticado necessita ocorrer na maioria dos dias, por um período mínimo de seis meses de duração. Por mais que o indivíduo tente, ele não consegue controlar as preocupações.

A ansiedade vem acompanhada de ao menos três dos seguintes sintomas: impressão de estar com nervos à flor da pele (inquietação), cansaço fácil, dificuldade de concentração ou falhas para lembrar memórias, nervosismo ou irritabilidade, tensão ou dor muscular, alterações na qualidade do sono. Esse conjunto de fatores ocasiona prejuízo no desempenho acadêmico/trabalho, ou prejuízo social/familiar.

Alguns indivíduos experimentam outros sintomas físicos como dores de cabeça, náuseas, vômitos, taquicardia etc. Tais sintomas inespecíficos frequentemente levam o indivíduo a procurar outros médicos como clínicos gerais, neurologistas, gastroenterologistas, cardiologistas etc. Por isso é tão comum médicos dessas especialidades recomendarem que o indivíduo vá a um médico psiquiatra ou a um psicólogo clínico.
Também é frequente que os indivíduos notem de modo intenso as preocupações no momento em que se deitam para dormir. O que causa muitas vezes a dificuldade de pegar no sono.
O tratamento habitual inclui medicações da classe dos antidepressivos, psicoterapia e atividade física aeróbica (p.e. corrida, natação).