(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC

topo Pré-agendamento Fale com o Dr. Avaliação pós-consulta Visão 360º Facebook Instagram

Delírio

Os delírios são alterações dos juízos de realidade, ou seja, o indivíduo perde a capacidade de saber o que é real e o que é fruto de sua imaginação. É um tipo de perturbação do pensamento, em que existem crenças sustentadas, mas que não são verdadeiras. Embora irreal, para o indivíduo existe uma convicção plena, uma certeza que é impossível ser desfeita independente dos argumentos racionais de outras pessoas, independente do conteúdo muitas vezes ser impossível de ocorrer. (p.e. um homem acreditar literalmente estar “grávido”, um indivíduo acreditar que vizinhos instalaram câmeras dentro das paredes de todos os cômodos da casa para vigiá-lo).
 
Os delírios ocorrem em diversos transtornos psiquiátricos. Embora alguns temas de delírios sejam mais comuns em um ou outro transtorno psiquiátrico, nenhum deles é específico de uma patologia.
 
No caso da Esquizofrenia Paranóide o tema do delírio mais frequente é o chamado delírio persecutório, em que o indivíduo acredita que é perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, ou que é monitorado ou espionado por agências governamentais ou grupos criminosos.
Nas Esquizofrenias também são frequentes os delírios de auto referência e delírios de influência. O delírios de auto referência são aqueles em que o indivíduo acredita que fatos corriqueiros do dia a dia dizem respeito a ele. Acredita que falas da TV ou rádio são direcionadas especificamente a ele, que comentários em rodas de conversa fazem referência a ele, e que pessoas rindo na rua estão rindo dele. Já nos delírios de influência o indivíduo acredita que pessoas ou entidades sobrenaturais, comandam ou influenciam seus pensamentos, seus movimentos corporais ou suas atitudes.