Zumbido

Conhecido também como acúfeno, tinnitus ou tinido, o zumbido no ouvido é um sintoma associado a perda auditiva. Pode ter som semelhante de abelha, penala de pressão e etc.

O zumbido no ouido atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Conhecido também como acúfeno, tinnitus ou tinido, trata-se de uma sensação auditiva que não acontece por estímulos externos ao organismo, ou seja, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva. O incômodo é acometido por um som persistente que pode ser semelhante ao som produzido por um apito, abelha, cachoeira, panela de pressão, entre outros.

Causas do incômodo

O zumbido no ouvido pode ser desencadeado por centenas de fatores que causam incômodos principalmentes nos momentos de silêncio. Como exemplo pode-se citar: exposição prolongada a sons acima de 85 db, problemas de saúde, tais como, alergias, inflação no ouvido médio, diabetes, problemas na área da coluna cervical e medicamentos.

Além dessas causas, para evitar o Tinittus é importante não ficar em exposição prolongada em ambientes com altos índices de ruídos como boates e shows, tratar problemas de tireoide, estresse e depressão.

Tratamento que proporciona alívio e conforto

Por ser um sintoma com origem multifatorial, é recomendado que o zumbido no ouvido seja supervisionado por uma equipe multidisciplinar composta por: otorrinolaringologista, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros.

Para diagnosticar o problema com mais exatidão é feito uma série de exames capazes de identificar a origem do barulho. No entando, são propostos alguns tratamentos como o uso de aparelhos auditivos específicos para o tinido com tecnologia que proporcionam conforto e estética em um só aparelho.