Tontura

O termo tontura pode ser usado para definir dois sentimentos diferentes. Pode ser a sensação de que você está prestes a desmaiar ou perder a consciência, sem necessáriamente sentir que os objetos a sua volta estão rodando ou se movendo. No entando, a tontura também pode definir o que se sente durante a vertigem, que é a sensação de que o entorno está girando ou você está se movendo, quando na realidade não está. Dessa forma, a tontura pode ser mais especificamente descrita como uma das seguintes sensações:

• Falsa sensação de movimento ou de rotação (vertigem)
  • Sensação de desmario
  • Perda de equilíbrio ou instabilidade
  • Outras sensações como flutuar ou nadar

A tontura pode vir acompanhada de perda de equilíbrio, náuseas ou vômito. Você pode ter dificuldade para andar ou manter a postura ereta, bem como sentir sonolência. O sintoma muitas vezes desaparece ou melhora ao se deitar.

Apesar de a tontura ocorrer em pessoas de qualquer idade, é mais comum entre os adultos mais velhos. Geralmente a tontura é causada por uma queda momentânea da pressão arterial e fluxo sanguíneo para a cabeça, que ocorre quando você se levanta demasiado rapidamente de uma posição sentada ou deitada. Se essa sensação for constante, o ideal é ser avaliado em consulta médica.

As causas de tontura relacionada á vertigem podem incluir:

• Vertigem posicional paroxística benigna
  • Inflamação no ouvido interno
  • Doença de Ménière
  • Enxaqueca
  • Neuroma acústico

Raramente, a tontura com vertigem pode ser sintoma de um problema neurológico mais grave, tal como um AVC, hemorragia cerebral ou esclerose múltipla. Nesses casos, outros sintomas neurológicos estão normalmente presentes, como visão dupla, fala enrolada, fraqueza facial ou dormência, falta de coordenação dos membros ou severos problemas de equilíbrio.

As causas de tontura relacionada à sensação de desmaio e perda de equilíbrio podem incluir:

• Quedada pressão arterial
  • Condições que comprometem o fluxo de sangue do coração, como miocardiopatia ou arritmias
  • Síndrome vasovagal
  • Anormalidades no ouvido interno
  • Distúrbios sensoriais
  • Problemas articulares e musculares
  • Condições neurológicas
  • Efeito colateral de alguns medicamentos, tais como anticonvulsivos, sedativos e tranquilizantes.

Outras formas de tontura, como a sensação de flutuar ou nadar, podem ser causadas por:

• Efeito colateral de medicamentos
  • Distúrbios do ouvido interno
  • Transtornos de ansiedade
  • Anemia ferropriva
  • Hipoglicemia
  • Infecções de ouvido
  • Superaquecimento do corpo e desidratação
  • Tontura subjetiva crônica, síndrome caracterizada por vertigem inespecífica persistente que não tem uma causa médica evidente.