(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Obstrução Nasal

A obstrução nasal pode ser provocada pode doenças virais, como a gripe, os resfriados e a sinusite, ou por distúrbios, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos no nariz. Em geral, quando a causa é uma infecção por vírus, o incômodo é passageiro, mas pode ser persistente e progressivo nas rinites alérgicas e se houver uma barreira anatômica que impeça a passagem do ar.

Esse distúrbio pode acometer tanto as crianças quando os adultos. Na infância, as causas mais frequentes são as rinites crônicas (a mais comum é a rinite alérgica) e a hipertrofia das adenoides. Causas menos comuns são as deformidades congênitas, como a atresia e os desvios de septo.

Adultos com obstrução nasal provovada pelas rinites, alérgicas ou não, correm o risco de fazer uso abusivo de congestionantes e criar dependência que envolve implicações perigosas, por causa da vasoconstrição que esses medicamentos provocam em todo o organismo.

Por isso, se a pessoa apresenta obstrução nasal com frequência deve ser avaliada por um médico para diagnóstico e tratamento específico.