Cefaléia (dor de cabeça)

Existem muitas causas de dor de cabeça, cefaléias e também muitos tipos de cefaléias. Nós dividimos as dores de cabeça basicamente em dois grandes grupos, as cefaléias (dor de cabeça) primárias, que têm como exemplo principal a enxaqueca, e as cefaléias secundárias, quando a dor de cabeça é um sintoma de uma outra doença omo uma sinusite, aneurisma cerebral, tumor cerebral entre outras causas.

Vamos explicar antes as cefaléias secundárias: seu conceito é simples: a dor de cabeça é causada por uma outra doença, que tem como manifestação clínica a dor de cabeça. Em muitos casos é assim que gostamos de ver as doenças, como um ciclo monofásico, que aparece e vai embora; tratamos a infecção, ou cura-se um tumor qualquer e os sintomas desaparecem.

A dor de cabeça secundária pode ocorrer devido a uma lista grande de alterações do organismo e da sua interação com o ambiente. As cefaléias secundárias podem ser causadas por:

• traumas (traumatismo) cranianos e/ou cervicais (batidas na cabeça e/ou pescoço);
  • doenças que afetam as artérias, veias e a circulação do cérebro (aneurismas cerebrais, arterite, isquemias cerebrais, trombose venosa cerebral e sangramentos no cérebro);
  • doenças que aumentam ou mininuem a pressão de dentro da cabeça (não confundir com pressão arterial);
  • tumores cerebrais;
  • ingestão ou exposição a produtos químicos nocivos e tóxicos (gás carbônico, álcool, drogas, glutamato monossódico, o Aji-no-moto®);
  • uso excessivo de analgésicos ou pela retirada de substâncias (opióides e cafeína);
  • infecções (no cérebro, como meningite viral, meningite bacteriana, meningites cronicas, abscesso cerebral, ou em qualquer lugar do corpo como sinusite, mastoidite, otite);
  • alteração metabólica, por desequilíbrios do funcionamento do organismo (alterações de hormônios, pressão arterial, oxigenação);
  • problemas das estruturas pericranianas, ou seja, qualquer problema de olhos, ouvido, nariz e seios da face, dentes e atm, pescoço.