(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Terçol/Hordéolo

O terçol geralmente se forma na base da pálpebra e é causado por uma infecção das glândulas sabáceas e sudoríparas apócrinas.

Normalmente, a higiene inadequada é um fator importante na formação de um terçol, mas existem outras questões que também podem aumentar o risco de aparecimento deste problema. O terçol nos olhos também pode ser causado por problemas nutricionais ou simplesmente por esfregar os olhos com as mãos sujas.

A inflamação das pálpebras se observa geralmente na parte da manhã, porque o terçol tende a se inchar durante a noite, se enchendo com água e pus. O terçol pode causar dor, o que varia de leve a insuportável  em cada pálpebra.

Como tratar o terçol
O passo mais importante no tratamento do terçol é a limpeza das pálpebras. Lave bem as mãos e esfregue suavemente as pálpebras com água morna, massageie e pressione suavemente a protuberância em direção à borda da mesma.

Aplique compressas quentes ao longo do dia para conseguir diminuir o inchaço e acelerar a drenagem. Mantenha as compressas por pelo menos 5 minutos de cada vez e vá substituindo quando elas esfriam.

Quando se tem pus ou qualquer outro tipo de secreção que sai do terçol do olho, lave as pálpebras novamente, tanto quanto for necessário. Use um sabonete neutro ou algum antibacteriano.

Depois que o terçol começa a drenar, se cura por si só, e pode deixar uma marca. É importante nunca fazer um corte no terçol para drená-lo mais rápido, porque esta punção derrama o seu conteúdo e faz com que a infecção se propague.

Cuidados do terçol
A partir da noite anterior em que se apresenta o terçol é possível sentir coceira e a pálpebra pode ser observada inchada. Por esse motivo, é importante começar com a higiene e aplicar uma pomada oftálmica antibiótica especial.

Não convém utilizar os antibióticos de uso geral, mas sim cremes para a área dos olhos com eritromicina, cloranfenicol ou amoxilina, outras opções são pomadas antibióticas que são utilizados no tratamento da conjuntivite, como por exemplo, moxifloxacino ou bacitracina de zinco. Não utilize cosméticos na pálpebra durante o tratamento de terçol, evite a maquiagem e deixe de usar lentes de contato no olho afetado.