(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Obstrução de Vias Lacrimais

O que é a obstrução de ducto naso-lacrimal ou das vias lacrimais?
Em uma situação normal, as lágrimas são produzidas constantemente, a fim de lubrificar a superfície do olho. Após lubrificar o olho, as lágrimas são drenadas (retiradas do olho), indo para a cavidade nasal (interior do nariz), através de um sistema de drenagem chamado 'vias lacrimais'. Nas vias lacrimais, a drenagem das lágrimas se inicia através de duas pequenas aberturas no canto das pálpebras (os pontos lacrimais), que se continuam com dois canalículos, os quais se juntam, formando o ducto naso-lacrima. O ducto naso-lacrimal, por sua vez, desaguá na cavidade nasal.

Assim, a obstrução (entupimento) em algum ponto das vias lacrimais pode fazer com quem as lágrimas não sejam drenadas adequadamente. Nestas situações, as lágrimas ficam acumuladas nas pálpebras e podem escorrer pelo, gerando lacrimejamento.

O que causa obstrução do ducto naso-lacriaml em crianças?
A causa mais comum é a falha de uma membrana (conhecida como válcula de Hasner) em se romper espontaneamente ao nascimento. Outras causas são: ausência de pontos lacrimais, sistema (vias lacrimais) muito estreito e infecções.

Obstrução de ductos naso-lacrimais é frequente em crianças?
Mais de 5% das crianças tem sintomas de obstrução de vias lacrimais. Felizmente, cerca de 90% curam-se espontaneamente durante o primeiro ano de vida.

Quais são os sinais e sintomas da obstrução do ducto naso-lacrimal?
O entupimento no sistema de drenagem faz com que as lágrimas fiquem acumuladas na superfície ocular e saiam pelas aberturas palpebrais, escorrendo pelo rosto, como se a criança estivesse chorando ou com os olhos molhados. As pálpebras podem ficar vermelhas e levemente inchadas (e às vezes grudadas uma na outra_, com uma secreção amarelhada. Em casos mais graves pode haver uma infecção no sistema lacrimal, conhecida como dacriocistite.