Miopia

A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos distantes são borrados.

O grau de sua miopia afeta sua capacidade de focar objetos distantes. Pessoas com miopia grave podem ver claramente apenas objetos a poucos centímetros de distância, enquanto aqueles com miopia leve podem ver claramente os objetos até vários metros de distância.

A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância e adolescência. A miopia tende a afetar membros da mesma família. Pelo menos 30 a 40% da população ocidental é afetada com miopia, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Para focar as imagens, o olho se baseia em duas partes críticas:

• A córnea, a superfície frontal transparente do olho;
  • O cristalino, uma estrutura clara dentro do seu olho que muda de forma para ajudar no foco dos objetos.

Num olho com a forma perfeita, cada um destes elementos de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera. A córnea ou cristalino com tais curvas de superfície de curvatura refrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho.

No entando, se a sua córnea ou lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão pareça borrada, dando origem a miopia.

A miopia pode ocorrer quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em um aparência borrada para objetos distantes.

Fatores de risco
O principal fator de risco para a miopia é a hereditariedade. Hoje, acredita-se que o estresse visual excessivo e prolongado decorrente de atividades que exijam um maior uso da visão de perto possa estar associado a um fator de risco para o desenvolvimento da miopia.

Esta doença geralmente é diagnosticada entre os oito e 12 anos. Os olhos estão em processo de desenvolvimento nessa idade, por isso a forma deles pode mudar. Adultos geralmente permanecem míopes se eles têm esta condição desde criança. O surgimento de miopia em adultos que não apresentavam a patologia na infância pode estar associado à diabetes descompensada ou catarata.

Sintomas de Miopia

Os sintomas de miopia podem incluir:

• Visão embaçada quando se olha para objetos distantes;
  • A necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente;
  • Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva;
  • Dificuldade ao dirigir um veículo, especialmente à noite.

A miopia é frequentemente detectada pela primeira vez durante a infância e é comumente diagnosticada entre os anos escolares. Uma criança com miopia pode:

Apresentar estrabismo; Precisar se sentar mais perto da televisão, tela de cinema ou na frente da sala de aula; Mantem livros muito próximos durante a leitura; Parece não ter conhecimento de objetos distantes; Pisca excessivamente; Esfrega os olhos com frequência.

Buscando ajuda médica
Se a dificuldade em ver claramente as coisas que estão longe é pronunciada o suficiente para impedir a execução de tarefas, marque uma consulta com um Oftalmologista. Ele pode determinar o grau de sua miopia e aconselhá-lo de suas opções para corrigir a sua visão. Como nem sempre é fácil perceber os problemas na visão, é recomendada a realização de exames regulares para adultos e crianças:

ADULTOS
Se você está em alto risco de certas doenças oculares, como o glaucoma, faça um exame de vista a cada 2 anos, até 40 anos de idade. A partir dessa idade, faça exames anuais. Se você não usar óculos ou lentes de contato, não têm sintomas de um problema ocular e não está em risco, recomenda-se que você faça um exame ocular nos seguintes intervalos:

• Um exame inicial aos 40 anos;
  • Entre as idades de 40 a 54: a cada 1 ou 2 anos;
  • A partir de 55: anualmente.

Se você usa óculos ou lentes de contato, é provável que você precise fazer consultas médicas regularmente. Pergunte ao seu Oftalomologista com que frequência você precisa agendar seus encontros. Mas, se você notar algum problema com a sua visão, marque uma consulta com o seu Oftalmologista assim que possível, mesmo se você fez recentemente um exame de vista. Visão turva, por exemplo, pode sugerir que você precisa de uma mudança de prescrição, ou pode ser um sinal de outros problemas oculares.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
As crianças precisam ser rastreadas para doenças oculares e ter sua visão testada por um Pediatra ou um Oftalmologista nas seguintes idades e intervalor.

• Durante o período de recém-nascido em visitas de rotina;
  • Até a idade escolar em visitas de rotina ou quando surgir algum sintoma;
  • Durante os anos escolares, cada 1 a 2 anos.

Tratamento de Miopia
O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz corretamente na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.

Lentes corretivas
Uso de lentes corretivas trata miopia por contrariar o aumento da curvatura da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:

• Óculos;
  • Lentes de contato.

Cirurgia refrativa
Este tratamento corrige miopia por remodelar a curvatura da sua córnea. Métodos de cirurgia refrativa incluem:

• Cirurgia LASIK
  • Cirurgia LASEK
  • Cirurgia PRK
  • Implante de lente intra-ocular

Todas as cirurgias têm algum grau de risco; possíveis complicações desses procedimentos oculares incluem infecção, cicatrizes na córnea, visão turva, perda de visão e aberrações visuais, como ver círculos ao redor das luzes à noite.
Discuta os riscos potenciais com o médico.