Ceratocone

O ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção da imagens distorcidas. A evolução do certatono é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo e miopia e acentuada baixa de visão. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a tomografia e topografia de córnea.

Sintomas de Ceratocone

Como enxerga uma pessoa com ceratocone.

O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia e coceira.

Tratamento de Ceratocone
O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

ÓCULOS COMO TRATAMENTO
A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença.

LENTES DE CONTATO COMO TRATAMENTO
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável.

CROSSLINKING COMO TRATAMENTO
Consiste na ligação de colágeno de córnea com a riboflamina. O resultado deste processo é a criação de resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.

IMPLANTE DE ANEL CORNEANO COMO TRATAMENTO
Uma alternativa cirúrgica segura para o ceratocone é o implante de segmentos de anel corneano. Os segmentos remodelam a curvatura da córnea, regredindo o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural, arredondado. O procedimento, realizado é com anestesia local, indolor e com excelentes resultados.

Ceratone, qual o tratamento?
Uma das perguntas mais frequentes que temos no consultório é, como tratar o ceratocone? Ou como prevenir o ceratocone? O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar ou manter (nas fazes iniciais) uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas ao tratamento do ceratocone, sempre serão avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e quando essas não surgirem mais efeitos, recomendamos cirurgias para o ceratocone.