(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Mastopexia "levantamento"

A mastopexia pode oferecer excelentes resultados na correção da ptose (queda) da mama. Este fenômeno, que ocorre frequentemente após a gravidez e em casos de emagrecimento importante, caracteriza-se pela "queda" das mamas com perda do contorno estético. Istoé especialmente evidente na região do pólo superior das mamas. Quando não existe tecido suficiente na própria mama, o volume pode ser aumentado utilizando um implante mamário e a flacidez da pele ajustada.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a mastopexia envolve a realização de incisões em alguma parte da mama. Para maximizar o resultado estético e o seu conforto, procuramos localizar estas incições em locais estratégicos numa tentativa de tornar as cicatrizes menos perceptíveis. Felizmente, para a maioria das pacientes, a melhora obtida no formato das mamas costuma compensar a presença das cicatrizes. Outra indicação para cirurgia poderia ser uma assimetria mamaria da grau variável.

 

A cirurgia é dolorida?

Raramente pacientes relatam dos significativa no pós-operatório, mas no caso de dor moderada um analgésico simples como tratamento na maioria dos casos é suficiente.

 

Onde se localizam as cicatrizes?

Sempre que objetivamos corrigir a queda da mama é necessário utilizar técnicas que envolvem a presença de cicatrizes na mama. No caso de mamas de tamanho moderado e queda mínima, é possível manter essas cicatrizes somente ao redor da aréola e verticalmente. Por outro lado, se queda for muito acentuada, é necessário a cicatriz em forma de "T" invertido.

Apesar das cicatrizes permanecerem para sempre, o processo de maturação gradual e seu tratamento podem fazer com que elas adquiram uma coloração muito semelhante à pele da mama após algum tempo.

 

Como evolui essa cicatriz?

Nos primeiros meses após a cirurgia, essa cicatriz é visível e de cor mais escura que a pele normal (geralmente avermelhada). Se forem seguidas todas as recomendações pós operatórias e cuidados com o sol, essa cicatriz pode ficar praticamente da cor da pele normal, e em alguns casos, até mesmo imperceptíveis. Isso depende das características individuais de cicatrização de cada paciente.

 

Qual a duração da cirurgia? E o tempo de internação?

A cirurgia dura em torno de 3 a 4 horas. A paciente deve permanecer internada por no máximo 24 horas, geralmente a alta ocorre na manhã seguinte.

 

Qual o tipo de anestesia?

É utilizada a anestesia geral. Em alguns casos, dependendo da escolha da equipe cirúrgica e do desejo da paciente, é feita a anestesia peridual.

 

Quais os cuidados após a cirurgia?

Deve-se evitar movimentos com os braços pelo período de 15 dias. É possível retornar ao trabalho de 10 a 15 dias após a cirurgiam desde que sua atividade não envolva movimentos excessivos com os braços. Dirigir e realizar atividades físicas somente é possível após 4 a 6 semanas. O uso de sutiã cirúrgico é fundamental pelo período de 4 a 8 semanas após a cirurgia.

 

O resultado

O resultado depende de vários fatores. Da qualidade de pele e da técnica cirúrgica. O resultado final pode ser visto após seis meses. A mama operada, logo depois da cirurgia, não apresenta a forma final. O inchaço é comum e persiste, de grau variável, por no mínimo três meses, mas depois de 30 dias já poderíamos considerar o tamanho aproximado que vai permanecer.