Lipoaspiração e Lipoescultura

Atualmente, a lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Desenvolvida há cerca de 30 anos, esta técnica oferece vantagens significativas sobre os outros métodos de cirurgia do contorno corporal. A mais importante delas refere-se às cicatrizes, que são muito menores (em torno de 1cm) e ficam praticamente imperceptíveis devido ao posicionamento das incisões em áreas estratégicas do corpo, como nas dobras naturais da pele.

A lipoaspiração visa remover os depósitos de gordura que habitualmente localizam-se nos quadris, coxas, abdômen, joelhos e no pescoço. Os pacientes com gordura localizada e que não respondem e programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a "salvação" em termos de perda de peso.

A lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, pois os resultados dependem principalmente da capacidade de retração da pele no local tratado, após a remoção da gordura subjacente. Infelizmente, as irregularidades e depressões causadas pela "celulite" podem não ser eliminadas pela lipoaspiração, embora possa haver algum grau de melhora na aparência da região tratada.

A segurança do procedimento

Levando em consideração o número da cirurgias realizadas, a lipoaspiração é considerada um procedimento cirúrgico de baixo risco, com uma incidência muito pequena de complicações. Mas, para que este dado se confirme a cada procedimento, é necessário que o cirurgião plástico responsável realize o procedimento em local com estrutura adequada, equipe treinada e todo o equipamento necessário. Em contrapartida, o paciente necessita gozar de boa saúde. Por ser um procedimento desenvolvido para o tratamento de gordura localizada, a lipoaspiração não é recomendada para a realização de emagracimento. Neste caso deixa de ser um procedimento seguro e há a ocorrência de complicações na grande maioria dos casos, podendo representar risco de vida ao paciente.

Qual o paciente ideal?

O resultado depende de muitos fatores. O paciente com pouca gordura localizada e sem excesso de pele pode esperar um bom resultado. No caso de pacientes após uma gestação, é necessária uma avaliação cautelosa, evitando um resultado final indesejável. Isto por que a gestação pode provocar flacidez na região abdominal acima e abaixo do umbigo. Esse excesso de pele pode gerar maior flacidez após a lipoaspiração.

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que é composto de impoaspiração, preparação da gordura e colocação nos lugares predeterminados (geralmente na face, região glútea, face interna de coxa e panturrilha), para aumentar o volume.

Pode ser combinada com as outras cirurgias?

A lipoaspiração é uma das mais combinadas com outros procedimentos estéticos. A combinação é possível, desde que sejam respeitados os limitesde segurança.

Qual o tipo de anestesia? E o tempo de internação?

Dependendo das regiões operadas, a anestesia pode ser local com sedação, peridual ou geral. O tempo de internação varia -  de quatro a 12 horas e raramente ultrapassa 24 horas.

A lipoaspiração é dolorida?

A área operada fica sensível e dolorida a partir do segundo dia e esta sensibilidade pode aumentar até o terceiro dia, diminuindo gradativamente a partir do quarto dia. Após do sétimo dia, o paciente sente maior desconforto somente na hora de levantar e sentar. A dor é tratada com analgésicos comuns e são usados analgésicos mais fortes somente quando é necessário.

Complicações

São raras e na maioria das vezes transitórias. Podem ocorrer seroma (acúmulo de líquido subcutâneo), hematomas e irregularidades nas áreas tratadas. A trombose é uma complicação que pode acontecer em qualquer cirurgia e não somente na cirurgia plástica. As irregularidades provenientes de uma lipoaspiração podem ser corrigidas num segundo tempo sob a anestesia local.

Atividades

Nas lipoaspirações pequenas e médias o paciente pode voltar ao trabalho já no dia seguinte ou alguns dias depois. A tividade física é liberada depois de duas ou três semanas. O retorno à academia, no entanto, somente após trinta dias.

Resultado definitivo

Muitas vezes já no pós-operatório imediato o paciente percebe a diferença. Mas com o inchaço a partir do segundo dia, o edema pode muitas vezes ultrapassar a medida que o paciente possuía antes da cirurga. O resultado final pode ser visto depois de 6 meses.