O que é Hipotensão?

Hipotensão, ou pressão baixa, significa que a sua pressão arterial é mais baixa do que o esperado.

Na maioria dos adultos saudáveis, a pressão baixa não causa problemas ou sintomas.

Em alguns casos, ela pode até ser normal. Por exemplo, as pessoas que se exercitam regularmente podem ter uma pressão arterial mais baixa do que pessoas que são sedentárias.

Mas se a pressão arterial cai subitamente ou causa sintomas como tontura e desmaio, pode ser um problema de saúde.

A pressão arterial é uma medida de quão intenso é o fluxo de sangue passando pelas suas artérias.

Os valores de referência para pressão arterial são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg) e ela é composta de duas medidas: sistólica e diastólica.

• A pressão sistólica (superior) reflete a maior intensidade do fluxo sanguíneo no momento em que o coração está bombeando sangue
  • A pressão diastólica (inferior) reflete o fluxo de sangue entre os batimentos cardíacos, quando o coração está relaxado e se enchendo de sangue.

Alguém com uma pressão sistólica de 120 e uma pressão diastólica de 80 tem uma pressão arterial de 120/80, ou “12 por 8”. A pressão arterial normal é inferior ou igual a 140×90 mmHg.

Não há um número específico que defina a pressão sanguínea baixa.

Dessa forma, consideramos hipotensão toda pressão baixa que causa algum tipo de sintoma. Em geral, os sintomas acontecem quando a pressão arterial é inferior a 90/60.

• Hipotensão postural ou ortostática

É uma queda súbita da pressão arterial quando a pessoa se levanta de uma posição sentada ou deitada.

Normalmente, a gravidade faz com que o sangue se acumule nas pernas quando a pessoa se levanta rapidamente.

O corpo compensa isso aumentando sua frequência cardíaca e contraindo os vasos sanguíneos, garantindo sangue suficiente indo para o cérebro.

Em pessoas com hipotensão ortostática, esse mecanismo de compensação falha e a pressão arterial cai, levando a sintomas como tonturas, vertigens, visão turva e até mesmo desmaios.

• Hipotensão pós-prandial

Hipotensão pós-prandial é uma queda da pressão arterial após a ingestão de grandes refeições (almoço e jantar).

Ela afeta principalmente adultos mais velhos.

Assim como a gravidade puxa o sangue para o seu pé, uma grande quantidade de sangue flui para o seu aparelho digestivo depois de uma refeição.

Normalmente, o corpo compensa isso aumentando sua frequência cardíaca e contraindo determinados vasos sanguíneos para ajudar a manter a pressão arterial normal.

Mas em algumas pessoas esses mecanismos falham, levando a tonturas, desmaios e quedas.

• Hipotensão neural mediada

Esse distúrbio faz com que a pressão arterial a caia após a pessoa ficar de pé por longos períodos. Isso causa sintomas como tonturas, náuseas e desmaios.

A hipotensão neural mediada afeta principalmente os jovens, e parece ocorrer devido a uma falha de comunicação entre o coração e o cérebro.

Quando você fica em pé por longos períodos, a pressão arterial cai e se concentra nas pernas.

Normalmente o seu cérebro, em seguida, envia uma mensagem para seu corpo fazer os ajustes a fim de normalizar a pressão arterial.

Em pessoas com hipotensão neural mediada, essa mensagem cerebral é equivocada.

Quando o cérebro percebe que o coração está bombeando mais rápido, a fim de compensar a pressão baixa, acredita na verdade que a frequência cardíaca está alta demais.

Como resultado, o cérebro diminui a frequência cardíaca e reduz a pressão sanguínea ainda mais.

Isso faz com que mais sangue se acumule nas pernas e menos sangue para chega ao cérebro, levando a tonturas e desmaios.

• Atrofia de múltiplos sistemas

Também chamada de síndrome de Shy-Drager, esta doença rara causa danos progressivos ao sistema nervoso autônomo, responsável por controlar funções involuntárias como pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e digestão.

Essa condição pode ser associada com tremores musculares, lentidão de movimento, problemas de coordenação e fala, incontinência urinária e, principalmente, hipotensão ortostática grave em combinação com a pressão arterial muito alta quando deitado.

Condições médicas

Algumas condições médicas podem causar diminuição da pressão arterial.

Essas incluem:

• Gravidez
  • Problemas do coração, como bradicardia, problemas nas válvulas cardíacas, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca
  • Problemas endócrinos, tais como distúrbios da tireoide, insuficiência adrenal (doença de Addison), níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) e, em alguns casos, a diabetes
  • Desidratação
  • Perda grave de sangue
  • Queimadura grave
  • Infecção grave (septicemia)
  • Reações alérgicas graves (anafilaxia)
  • Anemia por falta de vitamina B2 e ácido fólico

Outras causas de pressão baixa incluem:

• Levantarse depois de passar muito tempo deitado ou sentado
  • Ficar de pé por um longo tempo.

Alguns medicamentos podem causar diminuição da pressão arterial, incluindo:

• Diuréticos como furosemida e hidroclorotiazida
  • Bloqueadores alfa, tais como prazosina e labetalol
  • Betabloqueadores como atenolol, propranolol e timolol
  • Drogas para a doença de Parkinson, como pramipexol
  • Certos tipos de antidepressivos (antidepressivos tricíclicos), incluindo doxepin, imipramina, protriptilina e trimipramina
  • Sildenafil ou tadalafil, particularmente em combinação com a nitroglicerina (medicamento para o coração).

Fatores de risco

A pressão baixa pode ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, alguns fatores podem aumentar esse risco. Veja:

• Idade, sendo que quanto mais velho, maiores as chances de hipotensão ortostática, e quanto mais jovem maior o risco de hipotensão neural mediada
  • Uso de algumas medicações, como as citadas no tópico anterior
  • Certas doenças, tais como Parkinson, diabetes e doenças cardiovasculares.

Sintomas de Hipotensão

Muitas pessoas com pressão arterial baixa não têm quaisquer sintomas. Entretanto, os sintomas a serem observados incluem:

• Tonturas, vertigens ou desmaio
  • Batimento cardíaco rápido ou irregular
  • Náuseas e vômitos
  • Sentir mais sede do que o habitual
  • Visão embaçada
  • Fraqueza
  • Confusão
  • Cansaço
  • Pele fria e pegajosa
  • Respiração ofegante
  • Fezes negras
  • Febre.

Buscando ajuda médica

Em muitos casos, a pressão baixa não é grave.

Mesmo tonturas ocasionais ou vertigens pode ser um problema relativamente pequeno – como uma desidratação leve.

Ainda assim, é importante consultar o seu médico se você sentir quaisquer sinais ou sintomas de hipotensão, porque às vezes pode apontar para problemas mais graves.

Pode ser útil manter um registro de seus sintomas, quando eles ocorrem e o que você estava fazendo no momento.