topo Pré-agendamento Fale com o Dr. Avaliação pós-consulta Visão 360º Facebook Instagram

Eletroencefalograma

Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do cérebro são amplificados e registrados em um pedaço de papel.

Nossos neurônios funcionam e se comunicam a base se impulsos elétricos naturalmente gerados. O eletroencefalograma registra esses impulsos elétricos e mostra se o ritmo e intensidade destes estão dentro do normal. Certas condições, como , podem causar mudanças na atividade cerebral e serem diagnosticadas durante um eletroencefalograma.

Um eletroencefalograma pode ser feito para diagnosticar:
  • Epilepsia ou outras causas de convulsão
  • Tumor cerebral
  • Complicações causadas por lesão cerebral ou concussão cerebral
  • Encefalopatias
  • Inflamações no cérebro (encefalite)
  • AVC
  • Distúrbios do sono, como narcolepsia
  • Demência
  • Causas de coma
O exame de encefalograma também pode ser usado para acompanhar o paciente durante cirurgia cerebral ou enquanto ele está sob o efeito de anestesia. Além disso, pode ajudar na investigação de problemas na medula espinhal ou sistema nervoso no geral.

Grávida Pode fazer?
Por ser um exame não invasivo, não há contraindicações durante a gravidez para fazer o eletroencefalograma.

Contraindicações
Não há contraindicações para a realização do eletroencefalograma. Porém, pessoas com seborreia grave ou infecções no couro cabeludo podem ser desaconselhadas a fazer o exame.

Preparo para o exame
Antes de fazer o eletroencefalograma, converse com seu médico ou médica sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando. Em alguns casos, você será orientado a interromper o uso de alguns medicamentos, principalmente tranquilizantes, sedativos e relaxantes musculares. Esses remédios podem afetar os resultados do exame.
É aconselhável não ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeína nas 12 horas anteriores ao teste. Caso você faça ingestão de cafeína nesse período, notifique o responsável por aplicar o exame.
Como os eletrodos são grudados na cabeça do paciente, certifique-se de que seu cabelo está limpo e livre de óleos, cremes ou loções. No dia do exame, lave o cabelo normalmente com xampu e não aplique nenhum produto pós-banho.
Para avaliar certos tipos de atividades cerebrais, você pode ser orientado a passar a noite antes do exame acordado ou dormir menos do que normal (entre 4 e cinco horas de sono). Se é uma criança que está sendo avaliada neste caso, evite que ela tire cochilos antes do teste.
Pessoas que precisam estar privadas de sono para o eletroencefalograma devem considerar não dirigir. Pedir ajuda de um familiar ou buscar outros meios de transporte é aconselhável.