(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC

topo Pré-agendamento Fale com o Dr. Avaliação pós-consulta Visão 360º Facebook Instagram

Nutrição

A nutrição tem como meta a reeducação alimentar, que é a introdução de uma alimentação saudável aliada à satisfação, ou seja, uma alimentação que agrada ao paladar e faz bem ao corpo. Desta forma você aprende a se alimentar corretamente e a manter bons hábitos para toda sua vida.
 
A reeducação alimentar é indicada para gestantes, puérperas, lactantes, bebês, crianças e adolescentes, adultos, terceira idade, praticantes de atividade física e atletas em situações como sobrepeso, obesidade, desnutrição, ganho de massa muscular, rendimento físico, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, constipação, diarréia, intolerância à lactose, anemia, doença celíaca e muitas outras.
 
O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida. A profissão de nutricionista foi criada pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionistas. 
 
O cuidado com a saúde é importante, o tempo vem se tornando um bem cada vez mais escasso para a relação das pessoas com o seu próprio cuidado físico e mental. O trabalho ocupa o espaço mais importante, por vez, para a sociedade no dia a dia. Uma consulta com um nutricionista pode ser um ótimo passo para a melhora da qualidade de vida.
 
Por que procurar um nutricionista?
 
Os motivos são vários, enganando os que ainda se remetem a um nutricionista com aquele velho pré-conceito de que só o busca a pessoa que deseja perder peso. É de grande importância procurar um acompanhamento com nutricionista para ajudar nos diagnósticos ou prevenção de doenças. Hoje se observa uma procura por várias partes interessadas, seja para quem apenas deseja uma alimentação mais saudável, o que já é importantíssimo ou até mesmo um estilo alimentício vegetariano. Dentre os motivos diversos também estão os que buscam o controle de doenças como hipertensão, diabetes e alergias (derivadas de alimentos), esportistas que buscam a melhora de seu rendimento através da alimentação, para idosos que precisam de prevenção, assim os ajudando a manter a boa forma ou até mesmo para bebês, no momento em que a mãe começa as primeiras alimentações que complementam o leite materno.
 
Como é a primeira consulta?
 
Uma consulta nutricional é composta por diversas avaliações, realizadas simultaneamente ou por etapas. É feita uma entrevista completa (chamada de anamnese nutricional), que é um questionário para a coleta de dados que foca na alimentação. A identificação precisa conter algumas coisas básicas, mas de suma importância, como: nome, idade, sexo, estado civil, profissão atual e o local de trabalho, etnia, nacionalidade, a naturalidade e local onde mora. O atendimento é individual, devido cada pessoa ter sua individualidade bioquímica, é um ser único que tem suas particularidades e por isso todo plano alimentar deve ser PERSONALIZADO. Cada etapa é realizada da seguinte forma:
  • Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é completada com análise física para que possamos detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelo, mucosa e unhas entre outros;
  • Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que possamos conhecer os hábitos do cliente, alimentação habitual, seus horários, locais de alimentação, assim como suas aversões, restrições e preferências alimentares;
  • Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcula-se o índice de massa corporal (IMC) do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a Bioimpedância onde mostra uma análise completa do peso corporal (faz uma distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras. O exame pode calcular percentual de hidratação, gordura corporal e massa magra);
  • Estabelecimento de metas e objetivos: o cliente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e combina com o nutricionista, responsável pelo seu atendimento, suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional;
  • Reeducação alimentar: o nutricionista discute com o cliente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar é  iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares;
  • Elaboração do plano alimentar personalizado: É, exatamente, através de todas essas etapas e avaliação criteriosa que se consegue realizar o planejamento e adaptar o plano alimentar com base na sua realidade, e de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, você terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos.

Por fim marca o retorno para acompanhamento, que será geralmente de 15 ou até 30 dias. Todas as consultas e retornos incluem orientação alimentar personalizada, com organização de horários. Incluem ainda orientações nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que devem ter o consumo aumentando, noções de hidratação e orientações para realizar alguma atividade física.