Fonoaudiologia é a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. O fonoaudiólogo cuida das questões ligadas à comunicação oral e escrita. ele trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores.

  • Audiologia: Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.
  • Linguagem: Prevenir e tratar distúrbios na fala e na escrita. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.
  • Motricidade Oral: Avaliar a tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.
  • Voz: Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades. prevenir e tratar problemas como rouquidão e sequelas de tumor.
  • Reabilitação Vestibular: é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados (conforme necessidade do paciente) que - em conjunto com uso de medicamentos quando indicados, modificações dos hábitos de vida e orientação alimentar – tem o objetivo de reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio corporal.
  • Teste da orelhinha: tem como objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.
  • Teste da linguinha: é um exame reconhecido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) e se tornou obrigatório após o sanção da Lei nº 13.002/2014. Basicamente, a lei diz que “Obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua dos bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”.