Os cabelos sao componentes muito importantes para o bem estar do indivíduo e quando sofrem alterações podem produzir distúrbios emocionais importantes.

Mulheres apresentam frequentemente ciclos de queda e crescimento de cabelos, o chamado eflúvio telógeno, períodos em que a queda de cabelos pode ser intensa.

Inúmeras doenças como anemia, distúrbios hormonais de tireóide, gravidez, stress, produtos cosméticos para cabelos e medicamentos de diversas categorias levam a queda intensa de cabelo na mulher.

Os tratamentos consistem na identificação das causas e suas correções e no uso de vitaminas e fortificantes para os cabelos.

As mulheres apresentam também calvície, a chamada alopecia androgenética, em que se formam falhas nos cabelos, tal como ocorre nos homens.

A identificação de possíveis causas hormonais e a utilização de medicamentos específicos (minoxidil, progesterona, espironolactona, estradiol e outros) por via tópica, sistêmica e injetável no local, a chamada Intradermoterapia, oferecem excelentes resultados, de acordo com cada caso.

Em homens, a calvície (alopecia androgenética masculina) afeta grande parte da população.

Os medicamentos tópicos (minoxidil, beta estradiol) e sistêmicos (finasteride) combatem eficazmente este processo.

Também estão indicadas para homens as injeções intradérmicas (Intradermoterapia), que auxiliam muito os tratamentos.

Casos mais avançados de calvície podem ser tratados com a cirurgia de transplante de cabelo.

Outras situações e doenças podem provocar queda de cabelos, como quimioterapia, micoses no couro cabeludo, lupus e alopecia areata(doenças auto imunes) e podem ser tratadas