As lesões pigmentadas na pele, comumente chamadas de pintas ou sinais, são importantes porque as células pigmentadas com melanina que elas contém podem sofrer transformações e evoluir para formas perigosas de câncer de pele, os chamados melanomas, que são tumores altamente agressivos, com grande capacidade de disseminação para outros órgãos.

Por esta razão é importante o exame dermatológico das lesões pigmentadas da pele.

O médico dermatologista pode identificar elementos nas lesões pigmentadas que representam riscos de transformação maligna e indicar a retirada preventiva das lesões com este potencial. 

Pintas ou sinais de pele com coloração escura, tons variados de cor, bordas irregulares e tamanhos significativos podem preencher os critérios do chamado ABCD das lesões pigmentadas (Assimetria, Bordas irregulares, Cor variada e Diâmetro crescente) e devem ser retiradas preventivamente. 

Além do exame dermatológico convencional, pode-se, em certos casos, realizar o chamado exame dermatoscópico, em que as lesões pigmentadas, são examinadas por instrumentos ópticos com lentes de aumento, e também a chamada dermatoscopia digital, sistema computadorizado de armazenamento de imagens para acompanhamento clínico.

Os melanomas são tumores altamente agressivos, com rápida e grande capacidade de originar metástases para órgãos internos como cérebro, pulmões, fígado, ossos, etc.