Aneurisma da aorta é uma dilatação anormal da artéria aorta devido à uma área de fraqueza na parede do principal vaso sanguíneo, sendo esta área frágil e passível de ruptura espontânea.

Infelizmente, muitas vezes este aneurisma apresenta-se de forma silenciosa, expressando sintomas somente no momento de sua ruptura, sendo então um quadro dramático, levando a óbito em mais de 90% dos casos.

Quando apresentam sintomas, a dor abdominal e massa pulsátil são os sintomas mais comuns.

endoprotese

Usom, tomografia e ressonância magnética são os métodos que confirmam o diagnostico, porem é a tomografia que nos fornece informações uteis para o tratamento Endovascular, ou seja, minimamente invasivo.

Com relação ao tratamento, temos como opções a cirurgia convencional onde é realizado um corte no abdome, ressecado o segmento da artéria doente e reconstruída a circulação com uma prótese (PTFE ou Dacron).

aaa 2

Com outra opção, sendo esta menos invasiva, temos a correção Endovascular, onde através de pequenas incisões na virilha, são introduzidos dispositivos liberadores da endoprótese que “navegam” pela nossa circulação ate a aorta doente, revestindo-a no seu interior e protegendo esta área de rupturas. Esta técnica tem como vantagens ser menos agressiva ao paciente, recuperação mais rápida as atividades habituais, menos dor (devido a incisão ser menor), menor tempo de internação e a além disso, durante todo o procedimento, o fluxo sanguíneo na aorta abdominal mantem constante durante todo o procedimento, evitando assim os riscos de isquemia dos outros órgãos.

aaa 3

A decisão final, se o aneurisma deve ser tratado ou não e qual a melhor escolha terapêutica vai depender de vários fatores que incluem a natureza do aneurisma e as condições clínicas, de saúde, do paciente.