O que é Arterioesclerose?

Arterioesclerose ocorre quando as artérias que levam oxigênio e nutrientes a partir do coração para o restante do corpo tornam-se duras e estreitas. Isto faz com que o fluxo de sangue seja prejudicado. As artérias saudáveis são flexíveis, mas ao longo do tempo podem endurecer. Por isso, ateroesclerose é um problema muito associado ao envelhecimento.

Existem cinco tipos de arterioesclerose. São eles:

• Aterosclerose: ocorre quando a gordura, o colesterol e outras substâncias levam ao endurecimento e estreitamento das artérias. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o coração, pernas e os rins
  • Doença arterial coronariana: Esta condição ocorre quando as artérias coronárias do coração tornam-se duras. As artérias coronárias são os vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e sangue ao tecido muscular do coração
  • Doença da artéria carótida: As artérias carótidas são encontrados em seu pescoço e fornecem sangue para o cérebro. Estas artérias podem ser comprometidas se a placa se acumula em suas paredes. A falta de circulação pode causar uma diminuição de sangue e oxigênio para os tecidos e as células do cérebro
  • Doença arterial periférica: Suas pernas, braços e parte inferior do corpo dependem dessas artérias para fornecer sangue e oxigênio para os tecidos. Artérias endurecidas na região podem causar problemas de circulação nestas áreas do corpo
  • Doença renal: As artérias renais fornecem sangue para os rins. Rins filtram os resíduos e água extra a partir de seu sangue. Quando eles não podem filtrar adequadamente, os resíduos se acumulam dentro das artérias renais, tornando-os difíceis. Os vasos endurecidos podem levar à insuficiência renal.

Causas

A arterioesclerose ocorre quando as artérias se endurecem ou são bloqueadas por gordura, colesterol e outras substâncias.

Alguns fatores de risco para a arterioesclerose são:

• Tabagismo
  • Envelhecimento
  • Níveis de colesterol elevados
  • Pressão alta
  • Obesidade
  • Histórico familiar de arterioesclerose
  • Sedentarismo
  • Alimentação rica em gorduras saturadas e colesterol.

Sintomas de Arterioesclerose

Normalmente a pessoa não tem sintomas da arterioesclerose até que as artérias fiquem tão estreitas a ponto de prejudicar algum órgão ou outra parte do corpo. Neste caso, os sintomas irão depender da artéria estreitada ou obstruída. Alguns sintomas são:

• Dor no peito
  • Dor na perna ou em qualquer outro lugar em que a artéria estiver bloqueada
  • Fadiga
  • Confusão, caso o bloqueio seja no cérebro
  • Fraqueza muscular nas pernas por falta de circulação

Saber quais são os sintomas de um acidente vascular cerebral e de um ataque cardíaco também é importante, pois ambos podem ser causados por arterioesclerose. Sintomas de um infarto:

• Dor ou desconforto no peito
  • Dor nos ombros, costas, pescoço, braços ou mandíbula
  • Dor abdominal
  • Falta de ar
  • Sudorese
  • Sensação de tontura
  • Náuseas ou vômitos
  • Sensação de morte iminente.

Sintomas de um AVC:

• Fraqueza ou dormência na face ou membros
  • Problemas na fala
  • Dificuldade em compreender a fala
  • Problemas na fala
  • Dificuldade em compreender a fala
  • Problemas de visão
  • Perda de equilíbrio
  • Dor de cabeça súbita e grave.

Buscando ajuda médica

Se você acha que tem arterioesclerose, fale com o seu médico. Também preste atenção aos sintomas precoces de fluxo inadequado de sangue, tais como dor no peito (angina), dor nas pernas ou dormência. Diagnóstico e tratamento precoce podem impedir que aterioesclerose fique mais grave e prevenir um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outra emergência médica.