(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


DERMATOLOGIA

Pele e gestação

As mudanças hormonais, vasculares e imunológicas que surgem na mulher durante a gravidez, acabam provocando algumas mudanças muito visíveis em sua pele. Não são todas as mulheres que apresentam alterações na pele, mas a maioria, num determinado momento, pode apresentar irritação, eczemas, alergias, pele ressecada e manchas em alguma parte do corpo.
 
Durante a gravidez, a pele da mulher é mais suscetível às irritações pelo uso de produtos como os cosméticos, desodorantes e perfumes. Por essa razão, é recomendável utilizar sabões neutros ou emulsões de limpeza, assim como o uso de hidratantes que contenham perfumes ou antissépticos que possam irritar a pele. O que pode alterar a pele da grávida.
 
Por outro lado, existe uma maior predisposição da mulher grávida que desenvolva alguma alergia a bijuterias, ou a algum alimento. Neste caso, seria bom observar que tipo de alimento ou de objeto estão causando irritações em sua pele.
 
Durante a gestação, há mulheres que apresentam tanto pele muito seca como pele muito oleosa. Nestes casos, o melhor é evitar banhos demorados e com água muito quente. Aconselha-se hidratar bem a pele após o banho, com cremes que contenham vitaminas A e D, para que corrijam a textura da pele e para que ganhe elasticidade extra para suportar o estiramento durante a gravidez.
 
É muito normal que, quando a barriga começa a crescer e sua pele a esticar, que a mulher sinta certas picadas no abdomen, e note a presença de escamas devidas à pele seca. Neste caso, é conveniente utilizar cremes para acalmar a pele seca e as picadas.