(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


DERMATOLOGIA

Câncer de pele

São os mais frequentes de todos os tipos de câncer. Existem basicamente três tipos de câncer de pele.
 
O CARCINOMA BASO CELULAR
É o mais comum e o menos agressivo de todos. Afeta pessoas de pele clara, aumenta sua incidência com a idade desenvolve-se através de feridas ou nódulos, geralmente na face, podendo ocorrer em outras regiões da pele. São tumores de baixa agressividade, não originando metástases (disseminação para outros órgãos). 
 
O CARCINOMA ESPINO CELULAR
É forma mais agressiva de câncer de pele, que tem capacidade de se expandir para outros órgãos. Necessita de diagnóstico precoce para que os procedimentos cirúrgicos necessários deixem as menores seqüelas possíveis. 
 
O MELANOMA MALIGNO
É forma altamente agressiva de câncer que surge nas células pigmentadas da pele, os melanócitos, e tende a se disseminar rapidamente para outros órgãos como cérebro, fígado e pulmões. 
 
É importantíssimo o seu diagnóstico precoce, que se faz através do exame clínico e dermatoscópico de pintas e sinais escuros na pele.
 
O sol é o principal responsável pela transformação de pintas comuns em melanomas. Os pré-canceres de pele, as chamadas queratoses solares, são formas muito comuns de lesões ásperas na pele em pessoas de idade e pele clara. Devem ser tratados antes que evoluam para os carcinomas espino celulares.