Impetigo

Impetigo é uma infecção bacteriana comum que atinge as camadas superficiais da pele.

Causas
O impetigo é causado por uma bactéria, o Staphylococcus aureus, o Streptococcus pyogenes, ou, ainda, ambos.

Uma pessoa pode adquirir a doença quando for exposta à bactéria principalmente quando entra em contato com feridas de alguém que já está infectado 1ou quando entrou em contato direto com itens compartilhados como roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos.

Os fatores que aumentam o risco de impetigo incluem:
  • Embora qualquer um possa desenvolver impetigo, a doença ocorre mais comumente em crianças dos dois aos seis anos de idade
  • Impetigo se espalha facilmente em escolas, ambientes infantis e outros locais fechados e lotados
  • Clima quente e úmido, comum em estações quentes do ano, facilita a transmissão da bactéria
  • Lesões na pele causadas por mordidas, picadas de inseto e outros tipos de feridas também podem facilitar a ocorrência da infecção
  • Idosos e as pessoas com diabetes ou um sistema imunológico comprometido são mais propensos a desenvolver impetigo e algumas de suas complicações.

Sintomas de Impetigo
Os principais sinais e sintomas de impetigo são:
  • Uma ou mais pústulas com pus que facilmente estouram. Em crianças, a pele é avermelhada com aspecto machucado, principalmente onde houve rompimento da pústula
  • Pústulas que coçam, preenchidas com um líquido amarelado
  • Vazamento de pus e formação de crostas
  • Erupções cutâneas que pode começar com um único ponto, mas espalhar-se para outras áreas conforme a pessoa coça
  • Lesões de pele no rosto, lábios, braços ou pernas, que se espalham para outras áreas do corpo
  • Nódulos linfáticos inchados próximos ao local de infecção.