(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Dermatologia Pediátrica

A criança recebe nos dias de hoje muita atenção. Brinquedos são criados especialmente para elas, atendendo desde os recém-nascidos até os que estão entrando na pré-adolescência. Roupas são confeccionadas especialmente para eles, sendo que muitas grifes existem apenas para atender os pequenos. E o preço das roupas é tão caro quanto – e às vezes até mais – do que roupas para adultos.
 
Hoje em dia debate-se muito sobre a criança, com palestras, exposições das diferenças e vantagens da linha pedagógica de cada escola, revistas semanais, quinzenais e mensais especializadas no assunto, programas de televisão com especialistas na área e – principalmente – debate nas esferas políticas sobre o que pode ser dirigido à criança, visando, por exemplo, um maior controle da publicidade infantil.
 
Enfim: a criança não é mais apenas o centro da atenção na família. A criança é o centro da atenção na sociedade. E como essa tendência se espalhou pelas diversas áreas e camadas da sociedade, não é nada estranho que muitas especializações médicas tenham se desenvolvido com foco na área infantil o que – aliás – é ótimo, já que uma criança com boa saúde possui maior chance de ser um adulto com boa qualidade de vida.
 
Uma área que ganha destaque é ao dermatologista pediátrico. O que essa especialidade faz é cuidar especificamente da pele, não só tratando de doenças, mas oferecendo atitudes preventivas para que a criança possa estar sempre saudável.
 
A dermatologia pediátrica é muito importante principalmente em casos de recém-nascidos. Para que você entenda, o que acontece é o seguinte: o bebê passa nove meses dentro da barriga da mãe, ou seja: ele vive por quase um ano em um ambiente líquido e úmido. Durante o nascimento, ele se depara com um ambiente externo seco. Ou seja: a pele é muito frágil e sensível. Todos que já pegaram um bebê no colo sabem como é fininha a pele deles.
 
O que um dermatologista pediátrico faz é cuidar da pele de bebês e crianças, para evitar casos que até podem virar crônicos. Basta lembrar, por exemplo, como é fácil para um bebê ficar com assaduras, apenas ficando algum tempo a mais com a fralda.
 
É importante também contar com o apoio de um dermatologista pediátrico para fazer o acompanhamento das alergias do bebê e da criança. Isso é essencial porque é durante essa primeira etapa da vida que os anticorpos estão sendo colocados à prova. Então, é natural que – uma vez ou outra – a criança sofra com dermatites, causadas pelo pó, grama e ácaros.
 
Se o acompanhamento médico para tratamento das alergias começar logo cedo, é mais provável que a criança sofra menos com elas no decorrer da vida.
 
O dermatologista pediátrico com certeza ajuda filhos e pais a ficarem mais tranquilos, deixando que os dois possam curtir uma das fases mais gostosas da vida com muita alegria e sossego.