(47) 3345.3712       Av. Emanoel Pinto, 925, Balneário Piçarras - SC


Implante de Filtro de Veia Cava

É um dispositivo metálico que é colocado na veia cava, tendo como função filtrar os coágulos e impedi-los que cheguem aos pulmões. O filtro funciona então como uma prevenção, não como tratamento do tromboembolismo pulmonar (TEP). É indicado nos casos de pacientes que apresentam trombose venosa profunda dos membros inferiores (onde o tratamento é realizado por substancias anticoagulantes), porem apresentam contra-indicação para a terapia com anticoagulantes, tais como neurocirurgia recente, acidente vascular cerebral hemorrágico recente, sangramentos ativos em qualquer outra região do corpo ou potencial sangramento ou em casos de  pacientes que mesmo em vigência de anticoagulação plena apresentaram embolização entre outras.

 

A colocação percutânea de um filtro de veia cava é feita com sedação consciente e anestesia local. Os locais por onde os filtros são introduzidos pode variar de acordo com o local da trombose venosa profunda, podendo ser através das veias femorais (virilha) ou através das jugulares (pescoço). O posicionamento do filtro é guiado através da radioscopia digital, evitando assim erros na sua colocação. O procedimento dura em media em torno de 20 minutos.

Os filtros mais recentes são constituídos de uma liga chamada Nitinol, que não apresenta propriedades ferromagnéticas, sendo então possível a realização de ressonância magnética futuramente.